8 de fevereiro de 2009

Rayuela inova com a Terça Aberta

O músico Tiago Cordeiro, em parceria com o Rayuela, inova com a Terça Aberta. Com o sucesso da primeira edição, o novo projeto promete mais

Brasília é a capital do rock, sem local para incentivar o rock. Com duas casas de shows importantes sendo fechadas, uma porta e uma nova alternativa se abre: a Terça Aberta no Rayuela. Não dá para se fazer um som pesado, mas é uma grande oportunidade de músicos se reunirem, mostrarem seus projetos e poderem se juntar contra a falta de oportunidade de casas de show que tenham um bom custo benefício tanto para casa quanto para produtor/banda/músico.

O ambiente agradável do Rayuela e mais o ambiente comunitário proporcionado pelas apresentações deixa o público aconchegado. Tiago Cordeiro, idealizador do projeto, foi o primeiro se apresentar. Ele nos conta mais sobre a Terça Aberta, diz que a idéia surgiu com a necessidade dele e de outros amigos músicos de terem um local para mostrar seus trabalhados de modo tranqüilo, algo entre amigos, como uma Jam Session. Com a idéia e os músicos na mão, Tiago falou com o Gustavo, da GRB produções, que é quem cuida dos shows no Rayuela, e formou-se assim a parceria: a casa cederia uma parte do equipamento e três terças-feiras do mês de fevereiro para teste.

A primeira Terça Aberta ocorreu neste dia dois de fevereiro e foi um sucesso, deixou a casa completamente cheia. A maioria do público eram músicos, apreciando o trabalho de seus companheiros e tocando para incentivar o projeto. Teve desde Didjerido, instrumento típico de aborígenes do norte da Austrália, até duas colheres usadas como instrumento de percussão. Nomes mais conhecidos da cidade passaram por lá, como a banda Os Julianos e o integrante da banda Lafusa, Jamil, que fez uma participação especial tocando gaita quando os músicos Kelton, Guilherme e Marlon fizeram sua apresentação. Novos artistas, como João Foti, fizeram seu primeiro show e mostraram seu trabalho. Guilherme Cobelo, um dos músicos a se apresentar afirmou que gostou e apóia o projeto, "Não esperava que fossem aparecer tantas pessoas em um evento de compositores de músicas próprias, uma coisa que não acontece muito aqui em Brasília, mas acho legal e importante ter esse tipo de projeto justamente unir as pessoas."

Agora é só pegar seu violão e esquentar o gogó porque nesta próxima terça terá mais uma edição da Terça Aberta. Você que é poeta também poderá recitar suas poesias: ‘ Nesta primeira edição tiveram muitos músicos mas na segunda gostaria muito de ter poetas também POR FAVOOR!!' (risadas)- afirmou Tiago. Para os interessados em participar, o procedimento é simples: quem quiser fazer parte da primeira lista é só chegar um pouquinho antes das 21:30 e colocar seu nome. Cada artista tem direito a 10 minutos no palco e as apresentações começam às 21:30. No decorrer destas, para quem se interessar em tocar, uma nova lista fica disponível para se inscrever. Nesta segunda lista, o artista não tem limite de tempo e quem se apresentou na primeira pode fazer parte desta segunda. Recomendo fazer parte desta primeira lista, mesmo que com pouco tempo, pois pode ocorrer como no primeiro dia: faltou tempo para tantos talentos. E para aqueles que apreciam boas músicas, ambiente agradável, um clima super descontraído e ainda de quebra incentivar a cultura e o trabalho de novos músicos de Brasília, a Terça Aberta ainda terá duas edições que, esperamos, de muitas outras pela frente.

Confira fotos do evento no flickr do RRRuído: www.flickr.com/rrruido


Por: Maiara Dornelles

Nenhum comentário: