30 de janeiro de 2009

Galinho de Brasília não animará o carnaval em 2009

A tradição não pode ser mantida, então a organização optou por reter a saída do bloco carnavalesco brasiliense

Parabéns brasilienses, vocês venceram. A falta de cultura carnavalesca e a frieza dos cidadãos da capital do país falaram mais alto e conseguiram reter a saída do Galinho da Madrugada. O bloco está nas ruas desde 1992, mas este ano não fará a alegria dos foliões.

O Galinho sairia do Eixão e passaria pela comercial da 203/204 sul por uma hora. Mas os moradores não concordaram. O ano possui 365 dias, com aproximadamente 8766 horas. Reservar apenas uma hora em dois dias para a alegre passagem do bloco seria demais? Ou não seria intransigência demais da parte dos moradores?

E outros locais para a concentração? Não meus queridos moradores, o problema não é oferecer 500 rotas diferentes para o Galinho. A questão está em uma palavra chamada “tradição”. Ou isso é reflexo de uma cidade que não completou nem 50 anos de existência e por isso não consegue enxergar o que está se tornando tradicional?

Agora você me pergunta se não me recordo do confronto com a Polícia Militar nas entrequadras no ano passado. E eu te pergunto se você não se lembra de que o ato foi tão abusivo que dois dias depois três policiais responsáveis pela operação foram afastados. Foliões tratados como se fossem arruaceiros, sem respeito nem pelas crianças e idosos presentes no local. Até o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi chamado para conter a confusão. Realmente os foliões que, com medo, tentavam se defender com latas de cerveja, copos e garrafas, representavam uma grande ameaça, não é mesmo? Enquanto isso eles eram agredidos com bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, balas de borracha e spray de pimenta.

Mas fiquem tranqüilos moradores, se mal o governo se pronunciou em defesa do bloco, não há com o que se preocupar. Em 2009 a paz e a quietude tão estimadas durante duas míseras horas de apenas dois dias do ano será preservada.

Nenhum comentário: