2 de abril de 2008

Pioneiros do Ska pela primeira vez em Brasília

Banda jamaicana com mais de 40 anos de formação e membros que ultrapassam 70 anos, finalmente vem para Brasília! Acreditem ou não, THE SKATALITES vai se apresentar por aqui! Será no dia 12 de abril, no Arena Futebol Clube, às 21 horas!

The Skatalites vêm ao Brasil pela segunda vez. Ano passado fizeram três shows em São Paulo e quem assistiu garante que foi inesquecível. “Enfim, não vou mentir, dei uma chorada de leve quando eles entraram. O show foi muito animal. Eles mandaram todas as clássicas.” expressa Ramon, 21, que é fã da banda há sete anos. A formação atual ainda tem três integrantes que estão desde o início, a cantora Doreen Schaffer, o baterista Lloyd Knibbs e o saxofonista alto Lester Sterling. Outra novidade é que lançarão aqui o DVD “Arena”, registro dos shows do ano passado no Brasil.

O show do Skatalites também contará com a participação do renomado saxofonista Cedric “IM” Brooks, um dos saxofonistas mais inovadores do reggae. Sua fusão de jazz, Afro-beat, funk e música Latina com reggae, deu a ele uma característica pioneira, alterando radicalmente os limites do som da música reggae.

The Skatalites é uma das precursoras do Ska e do Reggae. A banda tem na bagagem duas indicações ao Grammy por Melhor Álbum de Reggae, gravações com grandes artistas como Bob Marley e em sua primeira formação contou com o melhor trombonista do mundo da época, Don Drummond. Também já gravaram com Laurel Aitken, padrinho do ska, fez parte de praticamente todos os movimentos do reggae.

Uma das maiores perdas do Skatalites foi a saída de Don Drummond, que matou a namorada e morreu na prisão. Não foi a toa que no mesmo em que foi preso, 1965, a banda parou e só voltaram a tocar após 18 anos. Recentemente o guitarrista da formação original da banda, Jerome Haynes ou Jah Jerry, também passou para o andar de cima. Foi um grande músico, também pioneiro no ritmo ska.

As primeiras gravações de ska foram feitas no Studio One, em Kingston, Jamaica. The Skatalites foi a primeira backing band* do estúdio, local que mais tarde revelou, por exemplo, Peter Tosh e Jimmy Cliff.

Alguns acreditam que a palavra “ska” veio do baixista Cluet Johson. Ele usava o termo “ska” para explicar o som ya-ya da música. Johnson era conhecido por cumprimentar seus amigos com a palavra “skavoovie”.

Outras atrações do evento do dia 12 de Abril são os DJ’s do projeto Criolina e a banda The F. Ska All Stars, composta por membros das bandas Móveis Colonias de Acajú, Bois de Gerião e Plebe Rude, que juntos irão tocar os clássicos do Ska.

Pontos de venda: Zimbrus (305 sul), Over Street (Conic), Bar Raízes (110 norte), Pizza Dom Bosco (306 norte/ Sudoeste/ CNB 1 Taguatinga) e Digos Açaí (QI 31 – Guará II).
R$ 25 reais os 500 primeiros ingressos
Mais informações: 8407-0032 / 9108-0481
*Backing band é uma banda de apoio, por exemplo, The Maytals é a banda de apoio do Toots e o Bob Marley tem a banda The Wailers.

Nenhum comentário: