19 de dezembro de 2007

2º Ziperona Fest

Dia 30 de novembro Brasília contou com um evento eletrizante. Realizado no Polivalente, o 2º Ziperona Fest não deixou a desejar. O primeiro show iniciou às 20h19, e já havia um público bom, apesar da chuva que impediu muita gente de chegar mais cedo.
A Molécula Tônica abriu o evento. É uma banda de ska super divertida e incrementada. O sax, o trompete e o trombone compõem o som, todo mundo mexeu os pezinhos ao som dos metais.
As músicas têm temas variados, experiências do cotidiano, amor, coisas que o público com certeza se identificou. Música só com instrumental também fez parte do repertório.
Os covers fizeram sucesso: Superman do Goldfinger, Hell do Squirrel Nut Zippers (o preferido da banda) e A message to you Rudy dos Specials. O público agitou bastante com essas músicas.

A idade dos integrantes é muito variada também. Vai desde 15 anos, o vocalista, até 26 anos, o trompetista. É legal porque dá um espaço para criar uma diversidade de público.
João, o saxofonista, conta que aprendeu a tocar por causa da banda e há apenas dois meses. No final desse ano completam dois anos de existência, e com certeza ainda virão muitos mais dois anos pela frente. Bandas boas de ska estão em falta na cidade, com certeza a Molécula Tônica vai crescer bastante. Guardem esse nome.
Sem Fim foi a próxima a se apresentar. O setlist foi com as músicas novas do EP que lançaram lá no evento.
O som é denso, rápido. Era notável que o público estava curtindo a banda. Porém deu a impressão que o tempo do show foi curto, eles podiam ter tocado também músicas do outro EP.
Logo depois foi a vez do show do Casa 7. Rolaram até gritinhos do público feminino quando eles subiram no palco. Elas seguravam mini cartazes, era o dia do aniversário de um dos guitarristas da banda.
Os garotos são enérgicos. Pulam o tempo todo, não ficam parados tocando, a atitude no palco é muito bacana. E complementa o som pesado e regado a solos de guitarra.
O título de uma música da Promessa resumiu a apresentação deles na noite: foi um “Abalo Sísmico”! Apesar de não possuírem CD lançado, o público mostrou conhecer as letras. O que não faltou foi gente cantando junto. Ao contrário dos outros shows, o público ficou mais na frente do palco, estavam bem à vontade.
O sucesso das músicas da banda é devido à internet. O vocalista comentou sobre isso durante o show, disse que hoje todos têm acesso ao som que eles fazem graças a esse recurso. A internet democratiza a cena musical, todo mundo tem o seu espaço para divulgação.
Cárdia veio com a emoção. A banda toca um hardcore pesado entupido de sentimento. Dá para sentir isso pelas feições do vocalista durante o show.
O público estava super animado. Pularam, fizeram airguitar, cantaram as letras... A banda tocou também os primeiros sucessos, como “Pretérito Imperfeito”. Foi um show completo, sem espaço para reclamações.
E finalmente começou a grande atração da noite, a banda curitibana Sugar Kane. O show foi muito melhor do que o esperado. Dez anos na estrada não é para qualquer um. A cena musical está cada vez maior, há muita renovação musical. Manter-se na ativa por tanto tempo é para privilegiados de um som digno.

Capilé resume o sucesso da banda na palavra persistência. Vini diz que continuam tanto tempo juntos por não saberem fazer outra coisa. Mas a verdade é que a energia que o Sugar Kane passa durante o show mostra que a banda tem garra, um ingrediente fundamental para seguir na estrada do Rock. O curioso é que Vini vive em um universo paralelo durante os primeiros dias da semana. Ele tem família e é dentista. Nos finais de semana vira rockeiro de uma mega banda do underground hardcore brasileiro. É o único do grupo que não mora definitivamente em SP.

Depois do show Capilé e Vini responderam algumas perguntinhas:

O nome do CD de vocês novo, o D.E.M.O, é muito fera. Da onde veio essa idéia do nome?
Capilé: Na verdade a idéia veio do Vini. A gente tava pensando sobre o nome do cd. A gente queria alguma coisa que ao mesmo tempo representasse o nosso recomeço com uma demo, já que a banda parou um ano.
Vini: Parou e mudou de formação, virou outra banda.
Capilé: É, e a gente tinha o lance de tipo falar, porra, que a gente vai fazer agora? Qual vai ser o nome do disco? Era muito importante isso. Então começamos a associar várias coisas. Era D.E.M.O de demo, diabo, e de diversão esquizofrênica para mentes ociosas.
Vini: É o emo do capeta! (risos)
Capilé: (risos) Acabou felizmente saindo muito bem com o conceito do disco.

E o que motivou vocês a voltarem depois de um ano de banda parada?
Capilé: Acho que principalmente a gente ter ficado um ano parado. Ter voltado a ter uma vida que não era do rock deixou a gente muito mais louco do que quando a gente estava dentro do rock. Não tem como conviver longe disso.
Vini: Nós aqui, pensa que rockeiro é doidão, não imagina como é muito mais louco, muito mais esquizofrênico, você não ser doidão. (risos)

E tendo como referência a cena underground do Paraná. Vocês acham que é muito diferente de Brasília?
Capilé: Não, na verdade eu acho que Brasília é muito parecida com Curitiba, a cidade de onde a gente veio. Tipo, tem um lado das bandas acreditarem muito mais no som. Curitibano tem esse lado que nem Brasiliense de dar a vida a banda. É a segunda vez que a gente toca aqui e todas as vezes foram muito boas. Acho que não tem muita diferença, as bandas são muito boas também. Eu acho que independente do lugar que você vai no Brasil sempre existe uma galera que é muito parecida... Não muda tanto de uma cidade pra outra.
Vini: Na verdade a internet destruiu todas as distâncias. Então você pode ir para qualquer lugar, que sempre vai ter uma pessoa ou outra que gosta do teu som, conhece pelo menos o teu som assim... E isso é importante pra gente porque a mensagem que a gente acredita está chegando na galera. Pô, e Brasília chegou de uma maneira muito grande pra gente. Ter 300 pessoas no show já é irado, é mais do que a gente esperava.

E é só acessar o flickr do Ruído para ver mais fotos do evento!

2 comentários:

LM disse...

E ae Larissa!
Como foi a virada de ano?
cara, confesso q nem li seu blog, hehe.Não foi preguiça e nem nada, foi falta de tempo mesmo...Minha conexão lká em casa tá uma merda e não consigo entrar em site nenhum!
Bom, tenho q ir.De volta ao trabalho!
Beijão!
Ah, e lembra de me add lá no orkut, viu!?
Té mais!
Leonardo Marreto

Staremo Music disse...

Muito legal teu blog.
parabéns.

depois me adiciona nos links.
beijo!