24 de novembro de 2008

Junte a força e a emoção do Rock e da MPB, o resultado é Lafusa

Apostando nas variações da música brasileira e na fusão de estilos que está pode proporcionar, a banda brasiliense Lafusa sai do quadradinho do Brasil e faz história como mais uma banda da capital do rock influente no cenário nacional

Em uma tigela, coloque solos de guitarra, acordes típicos da música brasileira e bons músicos. Misture e deixe um tempo livre para criação. Em seguida, acrescente idéias inovadoras, dedicação, essência musical e energia para dar a liga. Misture até obter uma massa homogênea e voalá! Está pronta a Lafusa, que apelida a sua receita de Fusiquê ou "rock com acordes de bossa nova".

Para Guilherme Guedes, baterista da banda, o grupo ascendeu muito mais do que podiam imaginar. "Sempre corremos atrás tanto do crescimento do nosso trabalho, como do público que ele atinge. Considerando nossas expectativas iniciais - fazendo música independente em uma cidade como Brasília -, não esperávamos muito", revela. Também formada por Aloízio Michael (vocais e guitarra), Jamil Chequer (gaita e guitarra) e Luiz Ribeiro (baixo), a Lafusa além de possuir uma demo, com cinco músicas, lançou esse ano um EP, o Quadricolôr.

A banda brasiliense viajou pelo Brasil com os sucessos do EP. O baterista não consegue apontar qual turnê foi a mais marcante, porque afirma que todas as viagens tiveram lembranças importantes. Mas diz que sem dúvida, as duas turnês pelo Nordeste, estado que segundo ele recebe muito bem as novas bandas, e o show no Circo Voador com o Teatro Mágico, proporcionaram ao grupo momentos inesquecíveis.

Uma casa de shows na Argentina, a "La Fusa", foi a inspiração para o nome da banda. Aloísio explica que o local é onde foi gravado um dos discos mais importantes da música brasileira, ''Vinicius de Moraes, Toquinho e Maria Creuza ao Vivo''. Ao mesmo tempo em que representa um marco na música brasileira, o nome deixa implícita a fusão de estilos da banda. Essa junção pode ser traduzida em: MPB e Rock'n'roll, emoção e força.

O sucesso da banda alcançou os programas da MTV e o clip da música "A primeira das mais simples" já pode ser conferido na programação da emissora. A edição do Porão do Rock do ano passado também contou com a presença do Lafusa, e para eles, tocar num festival tão renomado na cena nacional foi a realização de um sonho. Guedes considera que tiveram facilidade para a divulgação da banda, porque com o avanço da tecnologia tornou-se muito mais viável gravar músicas e distribuir pelo Brasil. "Esse nosso EP, que lançamos em Abril, a gente gravou quase inteiro na casa do Diego Marx, do Velhos e Usados, que produziu o disco com o Xande Bursztyn (Móveis). Gastamos menos da metade que uma banda gastaria para gravar o mesmo EP dez anos atrás", conta Guedes.

Atualmente a banda compõe músicas para provavelmente o primeiro álbum. Guilherme diz que a idéia é fechar cerca de quinze composições até o fim de 2008, para em 2009 encontrar a melhor maneira de gravar e lançar. Ele também antecipa que esperam um lançamento ainda no primeiro semestre do ano que vem. O Brasil pode esperar que a Lafusa tende ascender cada vez mais, pois prometem para os meses seguintes ao novo álbum shows de divulgação em todo o país, em eventos ainda maiores e melhores do que os que participaram até agora.

Na entrevista abaixo a Lafusa fala sobre a história da banda, influências, curiosidades e futuro.




Próximos shows da banda:
28/11 - São Paulo - Outs
29/11 - São José dos Campos - Hocus Pocus
30/11 - Sorocaba - com Fast Food Brazil

Escute Lafusa
http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=15588

Por: Larissa Gomes

Nenhum comentário: