18 de fevereiro de 2009

Ei pessoal, ei moçada, o carnaval começa no Galo da Madrugada

Depois de muita discussão, o Galinho de Brasília consegue uma nova rota que combina a paz dos moradores e a tradição da passagem

A folia do bloco de carnaval Galinho de Brasília está garantida. Após reunião realizada no início do mês com os moradores das 203, 204, 403, 404 Sul, o novo trajeto foi decidido. O percurso deve começar no Eixão Sul, próximo ao Banco Central, de lá segue pela 202 Sul, vai pela L1 - a pista entre as quadras 400 e 200 - e segue para a comercial da 203/204 Sul por onde passará antes de seguir para o Gran Folia. A saída do bloco para este ano está marcada nos dias 21 e 23, sábado e segunda do feriado de Carnaval.

O bloco terá que passar pelas entrequadras sem parar ou dar meia volta, além disso policiais militares seguirão os foliões para que eles não permaneçam no local depois da passagem do Galinho. De acordo com declaração do vice-presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, Artur Benevides, dada ao Correio Braziliense, isso evitará que aconteça episódios como o do ano passado quando depois de reclamações de moradores por causa do barulho dos foliões, houve confronto entre os integrantes do bloco e policiais do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope).

A passagem do Galinho de Brasília conseguiu sair do sufoco e dar o ar da sua graça em 2009. Os foliões podem aguardar muito frevo, serpentina e solos de trompete do bloco que completa 17 anos de folia!

8 de fevereiro de 2009

Rayuela inova com a Terça Aberta

O músico Tiago Cordeiro, em parceria com o Rayuela, inova com a Terça Aberta. Com o sucesso da primeira edição, o novo projeto promete mais

Brasília é a capital do rock, sem local para incentivar o rock. Com duas casas de shows importantes sendo fechadas, uma porta e uma nova alternativa se abre: a Terça Aberta no Rayuela. Não dá para se fazer um som pesado, mas é uma grande oportunidade de músicos se reunirem, mostrarem seus projetos e poderem se juntar contra a falta de oportunidade de casas de show que tenham um bom custo benefício tanto para casa quanto para produtor/banda/músico.

O ambiente agradável do Rayuela e mais o ambiente comunitário proporcionado pelas apresentações deixa o público aconchegado. Tiago Cordeiro, idealizador do projeto, foi o primeiro se apresentar. Ele nos conta mais sobre a Terça Aberta, diz que a idéia surgiu com a necessidade dele e de outros amigos músicos de terem um local para mostrar seus trabalhados de modo tranqüilo, algo entre amigos, como uma Jam Session. Com a idéia e os músicos na mão, Tiago falou com o Gustavo, da GRB produções, que é quem cuida dos shows no Rayuela, e formou-se assim a parceria: a casa cederia uma parte do equipamento e três terças-feiras do mês de fevereiro para teste.

A primeira Terça Aberta ocorreu neste dia dois de fevereiro e foi um sucesso, deixou a casa completamente cheia. A maioria do público eram músicos, apreciando o trabalho de seus companheiros e tocando para incentivar o projeto. Teve desde Didjerido, instrumento típico de aborígenes do norte da Austrália, até duas colheres usadas como instrumento de percussão. Nomes mais conhecidos da cidade passaram por lá, como a banda Os Julianos e o integrante da banda Lafusa, Jamil, que fez uma participação especial tocando gaita quando os músicos Kelton, Guilherme e Marlon fizeram sua apresentação. Novos artistas, como João Foti, fizeram seu primeiro show e mostraram seu trabalho. Guilherme Cobelo, um dos músicos a se apresentar afirmou que gostou e apóia o projeto, "Não esperava que fossem aparecer tantas pessoas em um evento de compositores de músicas próprias, uma coisa que não acontece muito aqui em Brasília, mas acho legal e importante ter esse tipo de projeto justamente unir as pessoas."

Agora é só pegar seu violão e esquentar o gogó porque nesta próxima terça terá mais uma edição da Terça Aberta. Você que é poeta também poderá recitar suas poesias: ‘ Nesta primeira edição tiveram muitos músicos mas na segunda gostaria muito de ter poetas também POR FAVOOR!!' (risadas)- afirmou Tiago. Para os interessados em participar, o procedimento é simples: quem quiser fazer parte da primeira lista é só chegar um pouquinho antes das 21:30 e colocar seu nome. Cada artista tem direito a 10 minutos no palco e as apresentações começam às 21:30. No decorrer destas, para quem se interessar em tocar, uma nova lista fica disponível para se inscrever. Nesta segunda lista, o artista não tem limite de tempo e quem se apresentou na primeira pode fazer parte desta segunda. Recomendo fazer parte desta primeira lista, mesmo que com pouco tempo, pois pode ocorrer como no primeiro dia: faltou tempo para tantos talentos. E para aqueles que apreciam boas músicas, ambiente agradável, um clima super descontraído e ainda de quebra incentivar a cultura e o trabalho de novos músicos de Brasília, a Terça Aberta ainda terá duas edições que, esperamos, de muitas outras pela frente.

Confira fotos do evento no flickr do RRRuído: www.flickr.com/rrruido


Por: Maiara Dornelles